Palestrante motivacional e comportamental, Consultora de marketing e treinamentos, Empresária, Escritora, Especialista em iDeias sobre a arte de seduzir
« voltar

Saiba as principais causas da falta de libido

Antes de mais nada, é preciso explicar o que é libido. Libido significa anseio ou desejo, e no âmbito sexual está relacionada com aspectos emocionais e psicológicos.

 

Chegar em casa à noite, depois de todos os afazeres cumpridos, jantar realizado, noite gostosa para ir para cama com o homem que você ama e deixar o desejo tomar conta de vocês; não fosse o “porém” de a única coisa que você pensa em fazer é virar para o lado e dormir...  Isso pode ser falta de libido!

 

A falta de libido pode ter várias causas, tanto psicológicas quanto emocionais. Segundo pesquisas, quase 80% das mulheres possuem algum tipo de insatisfação na hora do sexo e a falta de libido atinge cerca de 15% a 35% de todas as mulheres. É importante frisar que falta de libido é diferente da anorgasmia, que é quando a mulher sente vontade de ter relação sexual, mas não chega ao ápice, no caso o orgasmo. 

                   

                   Imagem: Shutterstock


Mesmo estando em pleno século 21, ainda existem tabus relacionados ao sexo, principalmente para as mulheres que desde pequenas aprendem a repreender a sua sexualidade, ou seja, se tornam mulheres que muitas vezes não conhecem o próprio corpo e os pontos onde sentem mais prazer, um problema que atrapalha - e muito - durante o sexo e as experiências preliminares.

 

O estresse no trabalho, contas para pagar, problemas em geral interferem muito na hora do sexo; às vezes deixamos nossa cabeça nos problemas e acabamos prejudicando nosso desempenho sexual por conta disso, refletindo no relacionamento como um todo. Como muitas mulheres têm responsabilidades maiores em casa, como o desempenho escolar dos filhos, elas passam a enxergar o companheiro como mais uma obrigação, ou seja, perdem aquela visão do sexo como algo prazeroso e caem na falta de atração sexual.

 

Outro ponto que pode ocasionar a falta de libido é a autoestima, pois quando a mulher não se sente bem com seu corpo ou não se sente confortável com a sua região íntima, acaba ficando mais “presa”, retraída na hora do sexo, e não curte o momento pela preocupação excessiva com sua aparência ou desempenho.

 

Mulheres que sofreram traumas, principalmente de abuso sexual, podem não se sentir à vontade de ter relações devido a todos os problemas que esse tipo de violência causa. O problema psicológico pode inclusive ocasionar dor durante o sexo.

 

Existem ainda outros fatores que podem ser causas da falta de libido: uso de substâncias como cigarros, bebidas alcoólicas e algumas pílulas; doenças vasculares, que podem atrapalhar a sensibilidade da mulher ao toque; algumas alterações hormonais como hipotireoidismo; alterações vaginais como flacidez, ressarcimento ou cicatrizes de epistomia podem causar desconforto.

 

Muitas vezes o casal pode achar que essa falta de vontade de ter relações pode estar relacionada com falta de afinidade ou amor, porém como citei anteriormente existem diversos fatores que podem causar a falta ou dominuição da libido; o que pode – e deve – ser tratado.

 

O principal é que haja sempre uma conversa entre o casal e que ambos se entendam e aceitem os problemas, para que juntos procurem ajuda específica para auxiliar nesse momento e recuperar o desejo de curtir a dois.

 

Beijokas,

Andreia Berté.