As mulheres estão sempre acostumadas a cuidar da casa, do marido, dos filhos, da família, de tudo e de todos e acabam esquecendo de cuidar de si mesmas.

Hoje traremos algumas dicas de como a mulher deve se cuidar, desde exames rotineiros até coisas simples que acabam passando batidas no dia a dia.

Alguns exames preventivos são muito importantes para diagnosticar doenças graves, e podem evitar futuras complicações. É importante deixar claro que alguns desses exames que vamos falar hoje devem ser realizados regularmente e não apenas quando sentir algum incômodo.

        

                           Imagem: Shutterstock

Papanicolau:

O exame de papanicolau é capaz de diagnosticar câncer de colo de útero e DSTs. A Citologia Oncócita Cervical rastreia alterações nas células do colo do útero, detectando câncer de colo de útero, neoplasias intrapiteliais e doenças sexualmente transmissíveis.

Exames de sangue e dosagens hormonais:

Esses exames servem para identificar alterações nos hormônios da tireóide (TSH, T3 e T4), testes de glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos, creatina e hemograma completo.

Mamografia e ultrassom de mama:

Um dos exames mais comuns, a mamografia é de extrema importância. Todas as mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia para a detecção precoce do câncer de mama. Para as mulheres entre 16 e 39 anos é indicado o ultra-som da mama.

Ultrassonografia pélvica transvaginal:

Sempre que houver alguma alteração no exame físico, nas funções menstruais ou hormonais ou em pacientes com dificuldade para engravidar, é recomendado realizar o ultrassom transvaginal, pois além de detectar problemas no ovário, o exame avalia o endométrio e a parede uterina, podendo identificar possíveis alterações no órgão.

A saúde do coração também é importantíssima! Realizar testes ergométricos e, se houver necessidade, realizar exames complementares como eletrocardiograma – que diagnostica arritmias cardíacas e obstruções nas artérias.

Quando falamos de saúde, pensamos só nas enfermidades, como as patologias citadas anteriormente. Porém, estar de bem com a saúde também envolve questões psicológicas e de bem estar. Por isso, cuide-se sempre nesse sentido também para se sentir feliz e realizada! Vá ao salão de beleza, faça um dia em um SPA, saia com as amigas, faça aquilo que te faz feliz!

Beijokas,

Andreia Berté.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *